Adeus

Começo esse texto de balanço final dizendo que, para mim, esse projeto foi um sucesso! Nunca imaginei que fazendo tudo isso praticamente sozinha, com a ajuda apenas de uma amiga revisora (alô Jessy!), conseguisse chegar a esses números. No final, em um ano e alguns meses, o blog chegou a quase mil acessos. Sei que no mundo virtual de hoje, em que as pessoas tratam acessos nas casas do “k” e do “m” isso parece nada.
Mas para mim, que iniciei o 30 Romcoms sem público algum formado, com nem 500 seguidores no Twitter (meu principal meio de interação com desconhecidos), esses números foram surpreendentes! E os acessos virem não apenas do Twitter mas de lugares que eu nem sei onde… é até estranho pensar que tem pessoas por aí que eu nem conheço, que nem sei quem são, e que talvez também nem me conheçam, compartilhando os textos do blog… é incrível. É algo que considero maior que eu mesma. E é para isso que escrevo. Para me conectar com os outros, mas também para que as pessoas leiam meus textos e não se sintam sozinhas; o mesmo sentimento que tenho ao ver as comédias românticas dessa lista.
Sempre me surpreendo que, ao colocar pra fora o que está dentro da minha cabeça, as outras pessoas se identificam porque quando as coisas estão ali dentro me sinto meio solitária, como se só eu estivesse vivendo aquilo. Mas aí o sentimento sai pro mundo e tem outras pessoas se sentindo do mesmo jeito ou de um jeito parecido. É reconfortante.

Até o fechamento desse texto foram 1.330 cliques nos textos e páginas do 30 Romcoms, clicados por 538 pessoas. No total, deixaram 39 likes! É muito amor!

 O texto mais lido foi o primeiríssimo de Harry e Sally (56 vezes!), seguido pelo de O Casamento do Meu Melhor Amigo (49) e em terceiro lugar Mensagem Para Você (32). 44 pessoas assinaram para receber a newsletter e 10 para ter notificações direto do WordPress!

E por fim, as respostas da pergunta, que foi feita através da newsletter e no Twitter: Para você, qual o maior filme de comédia romântica de todos os tempos? 
15 filmes foram indicados como os maiores por vocês através de 26 votos divididos entre eles.
O vencedor disparado foi *tambores* com 7! votos *tambores*

10 Coisas Que Odeio Em Você!!

Em segundo lugar, com 3 votos cada, ocorreu um empate entre Mensagem Para Você e De Repente 30.
Com 2 votos em terceiro lugar ficou Uma Linda Mulher (esse me surpreendeu, não imaginava que ainda tinha fãs por aí).

Os outros 11 filmes todos receberam 1 voto. Segue a lista:

– O Diário da Princesa 2
– Quatro Casamentos e Um Funeral
– Um Lugar Chamado Notting Hill
– A Megera Domada
– Com Amor, Simon
– O Casamento do Meu Melhor Amigo
– Noiva em Fuga
– Como Perder Um Homem Em 10 Dias
– O Amor Não Tira Férias
– E Se Fosse Verdade
– Harry e Sally – Feitos Um Para o Outro

E assim, com a confirmação de que um dos meus filmes preferidos é também um dos filmes preferidos de vocês, me despeço desse projeto intenso, cansativo, mas que valeu a pena. Um projeto que me acompanhou durante um dos anos mais difíceis dos últimos tempos e que me trouxe uma perspectiva diferente sobre minha própria vida, uma esperança renovadora. Quero agradecer mais uma vez à Jessy (Jéssica Gubert) que esteve presente comigo desde o início. Sem ela esse projeto não teria saído nem do primeiro texto. Ela revisou todos os 37 textos, menos esse último que escrevo agora. Queria agradecer também a Anna Carolina que acompanhou, comentou e compartilhou os textos. Não nos conhecíamos mas agora já a considero uma amiga querida, um dos presentes que o 30 Romcoms deixa na minha vida (assinem a newsletter dela e fiquem por dentro do que ela faz!!).

Me despeço desse projeto já com outro engatilhado. O Café da Tarde vai ser uma nova newsletter, mas dessa vez com um volume de produção bem menor e com textos mais elaborados. Não vai ser bem sobre comédias românticas, mas pode ser que seja também. Os textos vão mais pra uma linha editorial/opinião/divagação e será postada e enviada pelo Substack. Quem já está inscrito na newsletter do 30 Romcoms teoricamente já vai receber automaticamente. Pra quem não é inscrito, pode se inscrever na nova newsletter nesse link aqui.

Muito obrigado a todos que acompanharam, compartilharam e partilharam esse momento comigo; a todos que se identificaram com os textos, que gostaram. Obrigada mesmo.
Nos vemos em breve,

Maria Raquel

Leave a comment